terça-feira, 1 de agosto de 2017

Como escolher Fundos Multimercados

Algumas informações e critérios a olhar na hora de escolher um Fundo Multimercado.







O que são Fundo Multimercados

 

 São Fundos com liberdade de alocação de ativo nas mais variadas formas, eles podem investir em Renda Fixa, Ações, Câmbio de moedas, até uma parte em ativos no exterior, etc, ou seja eles podem investir em quase tudo.

 Existem fundos com varias volatilidades, sendo os com baixa volatilidade mais parecidos com os fundos de renda fixa e os com alta volatilidade mais parecidos com os fundos de ações.


Existem vários tipos de fundo multimercado.




Alguns Tipos de Fundo Multimercado

 

 Macro - antecipação dos movimentos macroeconômicos, tem ativos que se vão beneficiar desta situação, suas posições são de longo prazo e direcionais.

 Long & Short - (comprado e vendido), tem posições compradas nos ativos que acreditam que vão valorizar e tem posições vendidas em outros ativos que acreditam que vão desvalorizar.

 Balanceados - Tem vários investimentos diversificados, com rebalanceamento, com objetivo no longo prazo.

Multigestor - possibilidade de investimento em vários fundos, gerido por vários gestores, para tentar maior especialização na gestão.

Multiestratégia - possibilidade de adotar varias estratégias,  com base na relação risco retorno.





Para que serve um Fundo Multimercado

 

 São  Fundos para médio/longo prazo, para quem aceita mais volatilidade, na perspectivas de tentar ter um retorno acima do seu Benchmark, que em muitos casos é uma percentagem acima de 100% do CDI. 

  Existem Fundos Multimercados de  de baixa volatilidade (ate 3%), com baixo numero de meses negativos, estes fundos são para pessoas que tem um perfil mais conservador, podem ser usados em prazos de 1 ou 2 anos, mas também podem ser usados em prazos mais longos.

 Existem Fundos Multimercados de alta volatilidade (a volta de 8%), são fundos com alguns meses negativos, ate as vezes anos, para o  investidor com menor preocupação com a volatilidade, que não  vende o fundo só porque a rentabilidade do mês ou do ano foi negativa, e são para médio/longo prazo, mínimo de 3 anos o ideal seria mais de 5 anos.





Informações importantes a  olhar

 

Alavancagem - é muito importante olhar se o fundo tem alavancagem, ou seja operar com mais recursos do que o fundo tem aplicado. Em caso de "quebra do Fundo" o investidor seria chamado adicionar mais dinheiro para pagar as "contas". No entanto penso que isso só aconteceu uma ou duas vezes, é muito raro. Para o investidor de perfil mais conversador não deve ter alavancagem.





Critérios na escolha de um Fundo Multimercado

 

 Gestor - Como vimos o fundo multimercado tem liberdade de aplicar em vários ativos, de varias formas, é extremamente importante que escolha um excelente gestor, que já tenha tido bons resultados no passado, pois é ele que vai tomar conta do seu dinheiro, aplicando de forma complexa, e com alguns riscos, a sua rentabilidade no longo prazo depende da escolha acertada do gestor, perca tempo lendo e conhecendo o gestor, o seu perfil, seu currículo, seu percurso profissional.


Tipo de Fundo Multimercado e o seu Objetivo - é importante escolher o tipo de fundo multimercado, qual se adaptar melhor a seu perfil de investidor, seu objetivo, seu prazo (numero de anos que pode ficar investidor), é importante escolher a estratégia adequada.


Volatilidade  - escolher  a volatilidade que melhor se adapta a seu perfil de investidor e a numero de anos que pode ficar investido. 

Perfil conservador e com pouco tempo para ficar investido entre 1 e 2 anos deverá escolher fundos de baixa volatilidade (ate 3%) e com baixo histórico de numero de meses negativos. 

Fundos de Alta volatilidade  (8%), são para investidores que podem ficar mais anos investidos (mínimo de 3 anos, ideal seria mais de 5anos), para médio/longo prazo, e para investidores que não vendem o Fundo porque tem uma rentabilidade negativa em alguns meses ou num ano, afinal  o investimento é para médio/longo prazo, não para curto prazo.


Devera bater o seu Benchmark em pelo 66% dos anos e dos meses  - para estar num fundo multimercado porque no médio/longo prazo voce espera um retorno maior do que o Benchmark, (cada fundo tem referenciado qual seu Benchmark, em muitos casos é uma percentagem acima de 100% do CDI).

  Melhor olhar primeiro o Histórico dos Anos, os anos desde a criação do fundo ele deve bater pelo menos em 66%  seu Benchmark, ou seja um fundo com 3 anos devera ter pelos menos 2 anos acima do Benchmark.

 Depois para complementar a informação deverá olhar os meses acima do Benchmark que deverá ser de 66%, um fundo com 3 anos (36 meses) deverá ter 24 meses acima do seu Benchmark.





Como gerenciar o Fundo Multimercado na sua carteira de investimentos

 

  É muito importante que voce faça alocação de ativos, pelo menos 1 vez por ano, mas pode ser a cada 3 ou 6 meses, fazer rebalanceamento da carteira, através de novos aportes. 
 
 Sempre que este fundo tiver para trás, ou com rentabilidade negativa, voce deve aportar dinheiro nele, assim aumentara a rentabilidade quando o fundo subir.

Vejamos o seguinte exemplo:

Colocou 20 000  reais no primeiro ano rendeu -10% 

dinheiro = 20 000 x (1-0,10) = 18 000 reais

No segundo ano rendeu 10%

dinheiro = 18 000 reais x (1+ 0,10) = 19 800 reais 

Sua rentabilidade total

rentabilidade = ((19 800 / 20 000)-1) x100 = -1%



Agora com dinheiro Aportado

Colocou 10 000 reais no primeiro ano rendeu  -10%

dinheiro = 10 000 x (1-0,10) = 9 000

Aos 9 000 aportou mais 10 000 reias ficou com 19 000 reais

9 000 + 10 000 = 19 000 reais

No segundo ano rendeu 10%

dinheiro = 19 000 x (1 + 0,10)  = 20 900 reais

 sua rentabilidade total

rentabilidade = (20 900 / 20 000) -1) x 100 = 4,5 %

  O novo aporte aporte no final do primeiro ano, transformou uma rentabilidade  total negativa (-1%) para uma rentabilidade total positiva (4,5%). 





Quando sair de Fundo Multimercado


 Quando tiver 3 anos seguidos abaixo do seu Benchmark - Se o Fundo em 3 anos seguidos não bater o Benchmark é porque o gestor não esta fazendo um bom trabalho e voce deve encontrar um gestor que faça um melhor trabalho.

Lembrando é preciso ser paciente é dar muitas oportunidades ao fundo multimercado, uma vez que é um investimento para médio/longo prazo, se um fundo rendeu mal esse ano, e bem possível que no próximo ano renda muito bem, uma vez que pode ser que os seus ativos tenham muito potencial de valorização no próximo ano.



Lembrando que é apenas minha opinião pessoal, não é uma recomendação.







Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário