Como escolher Fundos DI - Dinheiro, Investimento e Lazer

Organize seu Dinheiro, Aprenda a fazer Investimentos Inteligentes e tenha o Lazer dos seus Sonhos

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Como escolher Fundos DI

Algumas informações e critérios a olhar na hora de escolher um Fundo DI.





O que são Fundos DI

 

  São fundos que a principal característica é a rentabilidade tentar acompanhar o CDI (Certificado de Depósitos Interbancário).

 Na pratica este fundo é muito seguro com baixa volatilidade, cada dia que passa seu dinheiro vai aumentar um pouco mais através da variação diaria do CDI.

  Estes fundos são muito seguros pois investem uma parte grande em títulos públicos (tesouro Selic) e em outros ativos bem conservadores, para além de ter uma grande diversificação.






Para que serve um Fundo DI

 

 -Para sua Reserva de Emergência, uma vez que tem liquidez diaria e baixa volatilidade, a rentabilidade dele quase sempre positiva.


-Para ter dinheiro disponível para as oportunidades na sua vida. Como por exemplo, ter dinheiro com  disponibilidade imediata pode aproveitar a oportunidade de comprar uma viagem em promoção sem pagar juros, de trocar de carro com bom desconto, ou ate as vezes uma oportunidade de comprar um imóvel numa crise num ótimo preço.


 -Para ter dinheiro disponível para as oportunidades em Renda Variavel o chamado "caixa". Se tiver bastante dinheiro com liquidez diaria, numa crise ou numa baixa de mercado, pode comprar uma Ação ou um  Fundo Imobiliário excelente, com bons fundamentos, e com boas perspectivas futuras,  como um preço muito mais baixo, como aconteceu no dia do Circuit Breaker.
 




Informações a olhar 

 

Aplicação mínima inicial - para saber se está de acordo com o seu bolso, e se voce tem esse dinheiro inicial.

Movimentação mínima - para saber se é baixa, para poder fazer aportes menores, também para poder retirar partes pequenas do seu dinheiro.






Critérios na escolha de um Fundo DI

 

 - Liquidez Diária (D+0), para poder resgatar o dinheiro no mesmo dia.

- Taxa de administração menor ou igual a 0,5%, o ideal que seja 0,3%, porque Fundos DI com alta taxa de administração muito dificilmente tem boa rentabilidade.

- Rentabilidade Maior ou igual a 98% do CDI (lembrado que esta rentabilidade da lamina foi retirada as taxas de administração e performance caso tenha, só falta retirar o Imposto de Renda), porque se for para ter uma rentabilidade menor que 98% do CDI mais vale o Tesouro Selic que tem maior segurança pois é titulo soberano e que rende aproximadamente entre 97% e 98% do CDI.



 Lembrando que minha opinião pessoal, não é uma recomendação.





Aviso: Este blog é um lugar onde eu partilho a minha opinião e minha visão do mercado, os exemplos que aqui expostos são apenas didáticos e ilustrativos, este blog não recomenda ninguém a comprar/vender/manter Ações, Fundos Imobiliários, ou qualquer outro produto financeiro, a decisão e a responsabilidade do investimento é sua, deverá estudar e  aprender máximo de educação financeira para tomar boas escolhas.





4 comentários:

  1. Olá D.I.L

    Bom post! No passado até tive um fundo na carteira, hoje não mais

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o curto prazo existem 3 alternativas validas, o Tesouro Selic, Fundo DI, CDB de Liquidez diaria, cada um com vantagens e desvantagens, fiz um post sobre isso.

      É uma questão pessoal, para escolher que mais lhe agrada.

      Abraço e bons investimentos

      Excluir
  2. Legal aprender um pouco mais sobre esses fundos, ótimo post.
    Te add no meu blogrool amigo.
    Abraço

    ResponderExcluir